Projetos Urbanísticos

Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização. Sua definição, porém, sempre varia de acordo com a época e lugar. No entanto, costuma-se diferenciá-lo da simples ação urbanizadora por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados. Também, entretanto, não é uma disciplina que se confunde com ramos de outras ciências mais amplas (como a geografia urbana ou a sociologia urbana, embora mantenha interfaces com elas).
Para a Elpis existem diversas maneiras de denominar as ações de transformação em um determinado território, nós primeiramente observamos não só a área mas sim o todo em sua volta para dessa forma conseguirmos iniciar o que chamamos de PLANO ESTRATÉGICO URBANO.
O PEU nos auxilia inicialmente no planejamento e na organização do território como instrumento para a fabricação de toda a revitalização, requalificação, reabilitação, restruturação e renovação de um determinado local.
No entanto, planejamento e projeto não podem ser visto como oposições. O planejamento propõe orientações e direcionamentos, regulariza o solo e estabelece prioridades. O projeto vem para completar e aplicar as diretrizes do planejamento em um determinado empreendimento.
A criação de um PEU depende muito da área onde ele será aplicado, contexto, identidade local, características da população, paisagem, história, patrimônio e até mesmo a utilização dos espaços públicos e do transporte coletivo. Além disto, sua criação deve integrar-se aos dispositivos de lei como regulamentação do solo, zoneamento e áreas interditas a construção.

CLIQUE PARA AMPLIAR

© Copyright 2009 - 2020 Elpis Consultoria e Projetos de Infraestrutura. All rights reserved.